7.8.08

FAME Ansião 2008

De 7 a 10 de Agosto, o nosso CNO esteve presente com uma exposição nas Festas, Actividades e Mostra Económica (FAME) de Ansião.
A exposição de fotografia a preto e branco intitulou-se "Ansião: saber e tradição", numa alusão ao tradicional Cortejo Alegórico do Povo, que se realiza de dois em dois anos, e aos saberes e competências dos ansianenses, que frequentam diariamente o nosso Centro e partilham connosco a sua experiência de vida. Para além disso, alguns elementos da equipa estiveram presentes diarimente para prestar informações e houve também a possibilidade de inscrições no próprio stand.
Uma das novidades deste ano foi um concurso que promovemos, destinado a adultos que pretendessem concluir o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano. Cada pessoa tinha que responder a duas questões, uma sobre o concelho de Ansião e outra sobre a Escola e o Centro Novas Oportunidades. Quem acertasse nas duas respostas ganhava um conjunto de prémios, entre os quais um livro. Foi uma ideia diferente para cativar as pessoas a visitar o nosso stand. Fica uma ideia de divulgação para os outros CNO! :)
Pensamos que estes momentos são importantes, sobretudo pelo contacto com a população do concelho e com outras instituições, bem como pela possibilidade de rever alguns dos adultos que por aqui têm passado.
Aqui ficam algumas imagens do nosso stand:






4.8.08

Júris de Nível Básico: Abrir caminhos...

Durante os meses de Junho e Julho foram certificados 33 adultos para o nível básico. Os adultos certificados fizeram parte de quatro grupos distintos, decorrendo três dos mesmos em Ansião e um em itinerância no lugar de Pombalinho, itinerância essa que só foi possível graças à colaboração do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pombalinho, Dr. Carlos Pimenta, que para além de ceder as instalações da Junta de Freguesia incentivou a população daquela localidade a investir na sua qualificação.
Ao longo destes meses de trabalho tivemos a oportunidade de conhecer pessoas muito interessantes e com histórias de vida verdadeiramente fascinantes.
Recordo que no início do processo era grande a expectativa e o desejo de obterem uma qualificação superior à que possuíam. Ao longo das sessões de reconhecimento de competências, a partilha de dúvidas e a inter-ajuda foram um factor constante e de extrema importância para superar os momentos de desânimo provocados pelo cansaço do dia-a-dia e pela exigência do processo. No entanto, a vontade e a oportunidade de verem reconhecidas as suas competências fez com que estes adultos continuassem a investir no mesmo.
Finalmente chegou o dia da certificação, ver a felicidade provocada por este momento no rosto dos adultos é algo de raro valor.
Durante as sessões de júri foi possível verificar que com a certificação adquirida se traçam novos projectos e se definem novos caminhos, pois os adultos percebem que levam mais do que um certificado, levam a oportunidade de reabrir portas fechadas no passado ou descobrir outras que ainda se encontram por abrir.
Para a equipa que acompanhou estes adultos é deveras gratificante saber que estas pessoas passaram a acreditar em si, no seu potencial e têm a clara noção de que se se predispuserem a avançar podem ir sempre mais além.
Resta-nos ainda agradecer à Directora Técnica da Fundação Dona Fernanda Marques, Dr.ª Catarina, pelo apoio e colaboração que nos prestou ao longo de todo o Processo de RVCC e felicitá-la por investir cada vez mais na qualificação dos seus trabalhadores.

Susana Silva, Profissional RVCC

2.8.08

Faça férias com a ciência!



O programa Ciência Viva no Verão lança como desafio “fazer férias com a ciência”, desde a engenharia, à astronomia, passando pela biologia e pela geologia. O concelho de Ansião também está na rota da ciência e há algumas actividades bastante interessantes em que pode participar este Verão, sendo que o acesso é gratuito!
Aceite o desafio e parta à descoberta! Aqui ficam as sugestões:

“Entre carvalhos e castanheiros” (2, 9, 10 e 15 de Agosto e 5, 13 e 15 de Setembro) – Ponto de encontro – Museu Monográfico de Conímbriga – Inscrição obrigatória

“À descoberta do património geológico e geomorfológico na Unidade Territorial de Alvaiázere” (9 de Agosto e 13 de Setembro) – Ponto de encontro – Rotunda dos Bombeiros Voluntários de Ansião – Inscrição obrigatória

Mais informações aqui