27.10.08

Curso EFA Nível Secundário




O Agrupamento de Escolas de Ansião promove a partir de Janeiro de 2009 um curso EFA escolar de nível secundário.
Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) são uma oferta integrada de educação e formação para públicos adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam baixos níveis de escolaridade e de qualificação profissional.
Os cursos EFA são uma proposta inovadora, desenvolvidos em redor de três áreas de competências-chave: Cidadania e Profissionalidade, Sociedade, Tecnologia e Ciência e Cultura, Língua e Comunicação.
Se tem 18 anos ou mais e se pretende obter o 12º ano de escolaridade essa pode ser uma boa opção!

14.10.08

Um óptimo recurso para TIC!

O nosso colega João Pinto, formador de TIC, ganhou o 1.º Prémio do Concurso "Inovação e Boas Práticas", do Blog RVCC/NO, com o site que aqui aconselhamos. Pensamos que é um excelente recurso, quer para as equipas, quer para os adultos em processo. Parabéns João!

http://www.ticrvcc.site.vu/

8.10.08

Aprendizagem cooperativa

Aprender com os outros... Trocas interactivas de ideias...Trabalhar em conjunto para atingir um objectivo comum... Partilhar... Porque não somos uma ilha e juntos podemos fazer mais e melhor, aqui fica um motivo para reflexão sobre a importância do trabalho em rede.

7.10.08

Acesso ao Ensino Superior


Para além do Acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos, os adultos que concluem processos RVCC, cursos EFA, formações modulares e processos através do Decreto-Lei n.º 357/2007, com equivalência ao 12.º ano, têm agora uma nova possibilidade de ingresso, conforme consta no Ofício Circular nº 615/GD/2008. Esta nova possibilidade consiste no acesso ao ensino superior através do regime geral de acesso e ingresso.

Esta é mais uma "nova oportunidade" para investir na sua qualificação!

Concurso Boas Práticas


As profissionais de RVCC do nosso Centro (Cláudia Branco, Mafalda Branco e Susana Silva) ganharam o 2.º prémio do Concurso "Inovação e Boas Práticas", do Blog RVCC/NO! Este concurso tinha como objectivo "criar uma efectiva partilha de visões, opiniões, práticas, metodologias, recursos e relatos que permitam ter uma visão do que de melhor se faz neste contexto, quer pelas equipas dos CNO, quer pelos adultos em processo", e o prémio consiste num Certificado de Participação e em 100€ em livros.
À semelhança do que tem vindo a fazer, a equipa técnico-pedagógica do nosso CNO continua desta forma a partilhar experiências e metodologias relativamente à implementação do processo RVCC. A nossa participação consistiu numa proposta de uma primeira sessão de RVCC de nível secundário, podendo no entanto ser adaptada ao nível básico.
Esperamos que este tipo de iniciativas contribua para uma maior eficácia do trabalho em rede e do espírito de partilha entre CNO's. Fica a sugestão!

3.10.08

Realização de Exames ao Abrigo do D.-L. n.º 357/2007


Informamos os adultos abrangidos pelo Decreto-Lei 357/2007 que se encontram abertas até 15 de Outubro as inscrições para a realização de exames na secretaria da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Pombal.
Os adultos que tenham frequentado a nossa Escola deverão dirigir-se à nossa secretaria para solicitar o Registo Individual de Percurso e um Certificado de Habilitações discriminativo das disciplinas realizadas e respectivas classificações, necessários para a sua inscrição.
O Decreto-Lei n.º 357/2007 destina-se a adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham frequentado cursos de nível secundário com o máximo de 6 disciplinas por concluir.