25.11.09

(Con)Viver também é aprender!

No Centro Cultural das Cerejeiras e na Junta de Freguesia de Espinhal encontram-se a funcionar processos de RVCC de nível básico e secundário, promovidos pelo CNO de Ansião. E porque partilhar e conviver também são fundamentais no processo de aprendizagem, desafiámos os grupos a organizar um pequeno magusto. Foi um momento informal que contribuiu para reforçar os laços entre adultos e equipa e que serviu também como motivação para continuarem a investir no seu percurso formativo.



22.11.09

Recortes de Imprensa

O nosso Centro foi notícia na revista "Novas Oportunidades", do Jornal de Leiria, de 19 de Novembro... Destaque para o testemunho de Célia Francisco, certificada com o Nível Secundário pelo nosso Centro há um ano, que realça a importância da auto-aprendizagem ao longo do processo de reconhecimento de competências.


17.11.09

Júris e o início de uma nova etapa

Muitas vezes pensa-se que o Júri de Certificação é o fim de um processo, mas a verdade é que, cada vez mais, o exemplo das pessoas que concluem o seu processo RVCC mostra que esta é apenas mais uma etapa da da sua vida e que a aprendizagem ao longo da vida continua. A provar isto mesmo, fica o registo de três exemplos de adultos que concluíram o seu processo de reconhecimento de competências no nosso Centro: o Saul Bonito (Nível Básico - B3) e o Pascal Rodrigues e a Anabela Sá (Nível Secundário). Todos estes adultos estavam já inscritos em novas ofertas de formação quando se apresentaram a Júri e revelaram motivação e desejo de dar continuidade ao seu processo de qualificação.

Fica o testemunho da Anabela...


"No dia 19-10-2009 concluí o processo RVCC de nível secundário em Ansião e gostaria de transmitir o meu testemunho a todos os indecisos, aqueles que estão no processo e ainda não sentiram que é o momento, aqueles que estão a precisar de ouvir alguém que já terminou.
Eu, como muitos de vós, iniciei este processo com muito entusiasmo, poderia até dizer eufórica, dentro de mim sentia uma vontade enorme de concluir o secundário. Sou uma pessoa que gosta de desafios e ficar a ver os outros não é o meu caso. Este desafio parecia-me algo fácil de concretizar, no entanto, durante o processo houve muitos contratempos, momentos de desânimo, desinteresse, fui mãe durante o processo, mas aqui estou para vos dizer que eu fiz o meu caminho, caminhando por vezes bem e por outras não tão bem.

Mas concluí com sucesso e estou muito orgulhosa e feliz por isso.

Lembra-te que…
…Se não mudares o que fazes hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem!"

Anabela Sá

O nosso Centro deseja a todos o maior sucesso para o futuro!

Mafalda Branco
Profissional RVC

10.11.09

Venham à Feira do Livro!

Durante a próxima semana, entre 16 e 20 de Novembro, decorrerá na nossa Escola a Feira do Livro, como já vem sendo hábito. Este ano, para além das actividades já previstas, haverá um espaço e um tempo especial para os adultos que se encontram a frequentar as várias ofertas de qualificação. Assim, na segunda-feira, dia 16, e na quinta-feira, dia 19, a Feira do Livro estará excepcionalmente aberta das 20h às 22h, para receber todos os que se quiserem deixar contagiar pela magia da noite e dos livros. Todos os que já fizeram o processo no nosso Centro estão, igualmente, convidados para vir!
Esperamos por novos e curiosos leitores!

Curso EFA - Acção Educativa


Encontram-se abertas inscrições para o Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Técnico de Acção Educativa. Este Curso tem dupla qualificação, ou seja, confere simultaneamente qualificação escolar equivalente ao nível secundário e qualificação profissional de nível 3.
O Curso decorrerá em Ansião, em horário laboral, preferencialmente para quem se encontra em situação de desemprego.
Não perca tempo! Inscreva-se já! Invista na sua qualificação!