25.5.10

Poesia na TV de Ansião

Já está disponível no site da Ansião TV a notícia relativa à II Tertúlia Literária. Quem não pôde estar presente, pode agora ter uma ideia mais concreta de como foi este serão. Na lateral direita do site deverão procurar o Jornal de Educação 03, 12 de Maio, II Tertúlia Literária CNO Ansião.

Aqui fica a ligação: http://www.ansiao.tv/

Hoje é Dia de África!

O lema deste ano para o Dia de África é “Construir e Consolidar a Paz através do Desporto”. A realização do Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul terá estado na origem deste lema. A efeméride comemora-se por ocasião da criação da Organização da Unidade Africana, OUA, a 25 de Maio de 1963.

Há 47 anos nascia na Etiópia a Organização da Unidade Africana, OUA. Mais tarde, em 1972, as Nações Unidas instituíram o 25 de Maio o Dia da Libertação de África. A OUA foi criada por 32 países que tinha entre outros objectivos a aceleração do processo de descolonização. Contudo em 2002, a OUA é dissolvida e em seu lugar nasce a União Africana, UA. Dos 53 países que compõem o segundo maior continente do mundo, todos excepto Marrocos, fazem parte da UA.

Em vários países africanos, este dia é considerado feriado nacional. Actividades um pouco por todo o mundo marcam as comemorações do Dia de África.
Em Portugal, várias comunidades de estudantes africanos promovem actividades locais. Em Lisboa, o Chapitô acolhe no domingo, dia 30, uma actividade que engloba nomes da música como o Bonga, Guto Pires, André Cabaço, entre outros.

A propósito do Dia de África, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, prometeu que a organização irá continuar presente no continente africano através das suas instituições que desempenham um papel fundamental na promulgação de valores basilares da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Secretário Geral referiu ainda várias questões cuja resolução é prioritária para África. É o caso dos conflitos armados, as tentativas de golpe de Estado, o desemprego no meio dos jovens, a violência civil, em especial contra as mulheres, entre outros. “Somos todos membros de uma família global de nações," lembrou Ki-moon.

A realização do Mundial 2010 na África do Sul é também um marco histórico para o continente africano. O lema das comemorações do Dia de África este ano “Construir e Consolidar a Paz através do Desporto” deve-se exactamente a este evento. Segundo as autoridade sul africanas, o Mundial 2010 vai encorajar o desenvolvimento em todo o continente, acelerar o crescimento económico e ajudar a reduzir a pobreza.

Fonte: Notícias Sapo

17.5.10

Momentos simples que marcam a vida

O meu nome é Alda Maria Santos Ferrete Lopes, frequento o Centro Novas Oportunidades no Agrupamento de Escolas de Ansião na formação de adultos a nível secundário.
É com enorme satisfação que faço o meu testemunho acerca das duas Tertúlias que foram realizadas no CNO em que estive presente.
A primeira Tertúlia Literária realizou-se no dia 29 Janeiro com o tema "Viagem ao Mundo dos Livros", onde se leu o conto "O Largo", de Manuel da Fonseca. Gostei muito daquele momento de confraternização, tivemos o prazer de ouvir o conto através de um adulto já certificado e depois cada um de nós fez o seu comentário acerca do mesmo.
A segunda Tertúlia, desta vez com o tema “Poesia”, realizou-se a 6 de Maio, para mim superou todas as expectativas, tivemos o prazer de ter presente um poeta do nosso concelho que eu não conhecia, Dr. Rogério Medeiros. Fiz questão de comprar um dos livros dele com o título "Poemas de Amor e Outros Temas”, pedi-lhe que o autografasse e ele, com toda a sua simpatia, fê-lo, já li alguns dos seus poemas e são lindíssimos.
Tivemos também um momento muito agradável ao ouvir alguns poemas de vários poetas declamados pela Dr. Margarida, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Ansião. Dava gosto ouvi-la nem que fosse a noite toda. Desta vez, também participámos numa brincadeira engraçada mostrando através de desenho o que para nós é “Poesia”, o resultado foi positivo, cada um mostrou o que lhe ia na alma.
Não menos importante foi o momento em que o adulto já certificado, Sr. Ilídio, que eu conheci só agora nas tertúlias, nos declamou poemas da sua autoria lindíssimos, mais um grande poeta do nosso concelho.
Por último, um adulto em processo de reconhecimento que eu conheço por viver na mesma freguesia em que eu nasci, mostrou um trabalho que me deixou impressionada, ao Filipe Sá desejo as maiores felicidades e muito sucesso na sua vida.
Terminámos com um confraternizante chá da “meia-noite" acompanhado de bolinhos, queijo, café, entre outros, mas o mais importante foi o convívio, a simpatia de todos os formadores e convidados.
Obrigado por todos os bons momentos que nos têm oferecido, fico à espera da próxima Tertúlia!

13.5.10

Hoje é Dia da Espiga, feriado em Ansião!

O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:

Espiga – pão;
Malmequer – ouro e prata;
Papoila – amor e vida;
Oliveira – azeite e paz;
Videira – vinho e alegria e
Alecrim – saúde e força.

Fonte: Wikipédia

12.5.10

Face 2010

O Município de Ansião promove entre 19 e 23 de Maio, em parceria com diversas entidades nacionais e internacionais, a FACE 2010 - Feira de Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo. Dividida em vários momentos e cenários, a FACE decorre no Centro de Negócios de Ansião e visa congregar iniciativas relacionadas com a orientação profissional, a discussão do futuro da Educação, o fomento do espírito empreendedor e a troca de impressões com parceiros europeus convidados.

Fonte: Câmara Municipal de Ansião

Um momento único de partilha de experiências a nível da educação, a que não podemos faltar!

Veja o programa!

10.5.10

Uma descoberta inesperada...

A tertúlia, ou encontro e partilha de saberes, é um momento onde se pode passar um bom momento com o génio de cada pessoa. Foi o que senti ao participar nestas duas primeiras de muitas Tertúlias :)
Aprecio muito como as coisas bonitas na Natureza crescem, assim também fico contente quando as Tertúlias do CNO de Ansião crescem à medida que continuam no tempo. Fiquei muito admirado com o tema da segunda Tertúlia, "Poesia", um tema que sempre ignorei e que nunca me despertou qualquer interesse. Fiquei chocado comigo próprio como consegui escrever e "desenhar" um poema sem saber o que era a poesia. É muito enriquecedor quando vemos pessoas que fazem arte com simples palavras, arte que nos faz passar bons momentos, uma oportunidade aberta a todos, que nos alegra e dá força para crescer e desenvolver a nossa arte de viver.
Muita força para as próximas Tertúlias, obrigado a todos pela preparação da sala e do tema e aos participantes obrigado pela partilha do melhor que sabem.

José Carlos Duarte

A minha opinião sobre a II Tertúlia

Gostei muito desta 2ª Tertúlia Literária, desta vez dedicada à poesia. Considero que iniciativas desta índole são actividades educativas que conduzem à democratização da cultura, confrontando e aproximando pessoas de diferentes extractos sociais e culturais, promovendo um espaço de diálogo igualitário a partir de obras literárias ou poéticas.
Este projecto deve pois continuar, pois do meu ponto de vista todos os participantes saem mais enriquecidos destes encontros.

Ilídio Valente
Flores do meu Jardim

Do vão da minha janela,
Reparo no meu jardim.
Vejo uma rosa tão bela,
Um malmequer e um jasmim.

A luz do Sol reflectia,
Em reflexos multicores,
Tanta beleza e magia,
De perfumes e odores.

Num verde exuberante,
Trepava num muro a hera,
Com beleza radiante,
Que nos chama à Primavera.

Na relva muito cuidada,
Via a Natureza em festa,
Um melro os vermes catava,
Na sombra duma giesta.

O brilho do meu jardim,
À minha esposa o devo.
No amor que tem por mim,
no seu carinho e enlevo.

Constantino Rodrigues
01 de Maio de 2010

7.5.10

Despertar o sonho pela magia da poesia…

A Biblioteca pintou as paredes de poemas e poetas para receber a II Tertúlia Literária do nosso Centro. Com algum receio, as pessoas iam chegando. Afinal, a poesia às vezes também intimida… No entanto, palavra a palavra, a descontracção tomou conta do ambiente e, entregues à magia que os poemas espalham, foram gritando palavras em coro, desenhando emoções, libertando pensamentos e até escreveram um poema a muitas mãos!
Alexandre O'Neill, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Ramos Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Luís de Camões, Miguel Torga e outros poetas de língua portuguesa invadiram o nosso serão e fizeram-nos sonhar, mas também reflectir sobre a vida, o mundo, a beleza da natureza e a liberdade…
Visitou-nos também um dos poetas do concelho de Ansião, Rogério Medeiros, que no final confessou ter sido um privilégio partilhar um momento tão especial. E brindou-nos com um poema inédito, ainda não publicado, sobre a Natureza.
Também Ilídio Valente, um dos adultos que concluiu o processo RVCC no nosso Centro e que respira poesia, nos encantou com a simplicidade das suas palavras, tornadas poemas.
Um dos momentos mais especiais da noite foi a estreia da Curta-Metragem “O Despertar da Primavera”, realizada por Paulo César Fajardo, da SIC, com a colaboração de Filipe Sá, adulto em processo RVCC no nosso Centro, que dá voz a poemas de poetas portugueses. Foi com emoção que Filipe apresentou este projecto em que teve o privilégio de participar e foi com igual curiosidade que os presentes assistiram a esta estreia. E ficou prometido que, assim que for possível, divulgaremos neste espaço esta curta-metragem!
Paralelamente à Tertúlia, houve um concurso de poesia que envolveu toda a escola e uma exposição de trabalhos dos alunos do 10.º ano, nos quais associaram poemas a imagens, e que deu mais vida ao espaço que nos acolheu.
No final, entre um chá quentinho e a partilha das emoções despertas pelos poemas, todos puderam escrever uma memória do que foi esta II Tertúlia, dedicada à poesia. Momentos de sonho e de descoberta, assim foi este serão, do qual resultou este poema feito a muitas mãos e sem combinar!… Cada um escreveu uma palavra e, maravilha das maravilhas, apenas uma se repetiu! A prova de que a poesia é tanto, tanto, tão diferente, para cada um de nós.

POESIA É…

Chama
Descoberta
Amor
Liberdade
Rimar
Limite
Sentimentos
Criação
Pensamento
Inspiração
Palavras
Voz
Sonho
Emoção
Humm?...
Confusão
Surreal
Arte
Amor (da Mariana)
Universo
Evasão!


4.5.10

Convite

É já esta semana a nossa II Tertúlia Literária! Estamos a contar com a participação de todos para um momento que esperamos único, de convívio e partilha de emoções entre palavras, poemas e livros. Não se esqueçam de trazer um poema (ou mais!) para partilhar com o grupo! O tema é a Natureza, mas qualquer outro é bem-vindo!

E aqui fica mais um, para aguçar o apetite...


Entardecer na Praia da Luz

Espreguiçados, os ramos
das palmeiras filtram
a luz que sobra
do dia. É já noite
nas folhas. O branco
das paredes recolhe
o sangue e o vinho
de buganvílias
e hibiscos. Bebe-os
de um trago: saberás
que, mais do que cegueira, a noite
é uma embriaguez perfeita.

Albano Martins