22.12.10

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Estamos no Facebook!

Atentos à evolução das novas tecnologias e da importância das redes sociais no mundo actual, o nosso Centro decidiu criar uma conta no Facebook, a maior rede social mundial, com o objectivo de estar mais perto de todos os que nos procuram.

Acompanhe-nos!


14.12.10

A chave do sucesso

Duas mulheres, dois percursos de vida tão diferentes. Em comum têm o nome, mas também o facto de não terem tido oportunidade de dar continuidade ao seu projecto de educação/formação, por constrangimentos vários. No entanto, muitos anos volvidos sobre aquele em que tiveram que abandonar a escola, ambas quiseram tentar recuperar o tempo perdido e agarrar a oportunidade por que sempre esperaram. Ana Maria Rodrigues e Ana Cristina Ferrete concluíram, no passado dia 7 de Dezembro, o seu processo de RVCC de nível secundário, cumprindo assim um sonho antigo. Apesar das dificuldades em conciliar a vida e as responsabilidades familiares e profissionais com o tempo para construírem o seu portefólio, ambas conseguiram gerir o seu tempo e empenhar-se para o conseguirem, motivo pelo qual estavam visivelmente orgulhosas e emocionadas.
Orgulhosas estavam também as suas famílias. Os maridos e os filhos das duas fizeram questão de assistir ao Júri de Certificação e de, desta forma, demonstrarem mais uma vez o apoio que lhes deram ao longo de todo o processo.
A Ana Maria e a Ana Cristina provaram-nos, com o seu exemplo, que a chave para alcançarmos os nossos objectivos está, essencialmente, dentro de nós!

Por isso, a equipa felicita as duas e deseja-lhes as maiores felicidades!

10.12.10

Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia 10 de Dezembro foi proclamado, em 1950, pela Organização das Nações Unidas, "Dia Internacional dos Direitos Humanos", com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar a igualdade de todos os cidadãos e todas as cidadãs, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.

Neste mesmo dia, em Oslo, na Suécia, o Prémio Nobel da Paz deveria ter sido entregue nas mãos de Liu Xiaobo. Deveria porque o académico chinês, a quem foi atribuído o galardão este ano, se encontra preso, por ter expressado a sua opinião relativamente ao caminho que pensa que o seu país deve seguir.
Também hoje, depois de ontem ter sido anunciada a libertação da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento, as autoridades vieram desmentir a notícia, alegando que tudo não passou de "uma grande campanha de propaganda dos meios de comunicação social ocidentais".

Estes são apenas dois exemplos, extremamente actuais, de como ainda há um caminho enorme a percorrer para que os direitos humanos sejam efectivamente uma realidade. E embora estes nos pareçam, talvez, um pouco distantes, a verdade é que diariamente, no nosso país, constatamos o mesmo, ainda que por outras razões.

Este é um dia em que precisamos lembrar todos os que lutam diariamente, com a sua vida e a sua liberdade, para que outros, um dia, esperamos, possam dizer, ao contrário de nós, hoje, que há direitos iguais para todos os homens do mundo.




Mafalda Branco
Profissional RVC