Gostamos de pensar no RVCC como um puzzle que cada adulto vai (re)construindo com base nas suas experiências de vida... É isto que nos dá alento e faz acreditar... que muitos "puzzles" se (re)construirão por esse país fora e farão a diferença no futuro... Este é o nosso cantinho, sempre em construção, que temos o prazer de partilhar com todos vós! Sejam bem-vindos!
4.11.08
Recordar José Malhoa
José Vital Branco Malhoa nasceu nas Caldas da Rainha, em 28 de Abril de 1855, e faleceu em Figueiró dos Vinhos, em 26 de Outubro de 1933. Foi pintor, desenhista e professor português, e ficou conhecido como José Malhoa.
Com apenas 12 anos entrou para a escola de Belas Artes. Em todos os anos ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas.
Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão.
Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista.
Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.
In Wikipédia
Em 1933, José Malhoa pintou um retábulo dedicado a Nossa Senhora da Consolação, que se encontra no altar-mor da Igreja Matriz de Chão de Couce, no nosso concelho de Ansião.
Como forma de assinalar o 75º aniversário da morte de José Malhoa, a Câmara Municipal de Ansião promove, até 26 de Novembro, a exposição José Malhoa – "Com a Arte na Alma". Esta exposição, patente no Centro Cultural de Ansião mas também no centro de Interpretação Ambiental do Rio Nabão, compõe-se de obras, mas também de objectos pessoais e algumas relíquias outrora pertence do pintor.
Um bom motivo para uma visita cultural, quer à exposição, quer à Igreja, para apreciar a belíssima obra.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário