NO a Ler+

Novas Oportunidades a Ler+ é um projecto do Plano Nacional de Leitura (PNL) em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) destinado a apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura junto do público da Iniciativa Novas Oportunidades.

Pretende-se que este projecto possa ser um contributo efectivo para a melhoria dos níveis de literacia da população portuguesa, tornando a leitura transversal ao processo de reconhecimento e validação e certificação de competências, que os adultos realizam no âmbito do Programa Novas Oportunidades, e que lhes permite adquirir, desenvolver e ampliar saberes e competências.

Estes adultos poderão também ter um papel importante na promoção da leitura, junto dos seus círculos de familiares e de amigos, contribuindo para desenvolver os níveis de literacia e, consequentemente, para aumentar o sucesso escolar dos jovens e para promover o gosto pela leitura nas crianças, constituindo-se num exemplo vivo de que Ler+ compensa.

No âmbito deste projecto, o nosso Centro tem vindo a desenvolver algumas actividades, entre as quais se destacam as Tertúlias Literárias. Foram realizadas em 2010 três tertúlias, com a adesão de muitos adultos, que frequentam vários percursos formativos na nossa Escola, nomeadamente RVCC e Cursos EFA. O entusiasmo com que estes adultos têm aderido a esta iniciativa é um motivo para que continuemos durante o presente ano a investir na sua concretização. Mais tertúlias se seguirão!