2.4.09

Histórias de Vida Cruzadas

O Centro Novas Oportunidades de Ansião tem desenvolvido, na Escola Básica de Figueiró dos Vinhos, sessões de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário, procurando não dar apenas um certificado aos adultos que acompanha mas sim uma qualificação.
Desde sempre, a equipa tem desenvolvido novas dinâmicas que estimulem a participação dos adultos e que dêem ênfase à aprendizagem ao longo da vida.
A este respeito surgiu a actividade “Histórias de Vida Cruzadas” que pressupõe que os adultos partilhem com os colegas e equipa técnica competências adquiridas no seu percurso de vida, através da realização de um workshop.

Ficam os comentários elaborados por cada um dos grupos, que ilustram bem a sua satisfação em realizar esta actividade.

“Assistimos a várias apresentações de trabalhos diferentes, muito interessantes, com temas variados e nos quais aprendemos bastante através dos conhecimentos e da experiência de vida de cada um.”
"Os Workshops revestem-se de uma importância extremamente relevante, através da partilha de experiências e da permuta de competências pessoais.
No seu conjunto toda esta troca de experiências, permite a cada um dos participantes reunir as suas melhores experiências, as que melhor domina no dia-a-dia, pesquisando e aprimorando o tema escolhido para poder realizar uma apresentação satisfatória, dando assim a possibilidade de cada um dos colegas de partilhar, assimilando essas experiências para as poder, eventualmente, utilizar no seu dia-a-dia."

Sem comentários: