8.4.09

Voa, voa Borboleta!

Olá! O meu nome é Paula Martins.
Eu era uma adulta como tantas outras, conformada com a vida que levava: do trabalho para casa e de casa para o trabalho, casada e com dois filhos. O mais novo com 6 anos, entrara este ano lectivo para a escola, é portador de uma lesão num dos braços, o que me obriga a levá-lo a fazer o tratamento de fisioterapia uma vez por semana, piscina e karaté duas vezes por semana. O meu outro filho está na fase da adolescência, tem 14 anos e é muito rebelde.
Quando ouvi falar no processo achei que seria uma oportunidade única de concluir o 12º ano. Antes que esta oportunidade passasse por mim sem que eu a pudesse aproveitar, decidi inscrever-me o mais rapidamente possível.
Fiz parte do 3º grupo da Escola Dr. Pascoal José de Mello, de Ansião.
Confesso que no início estava um pouco perdida, não sabia sequer o que era isto do processo RVCC. Também achava que não tinha grandes experiências de vida. Não sabia sequer usar um computador, porque também não tinha necessidade, nunca fiz parte de associações ou de qualquer tipo de iniciativas.
Para iniciar o processo fiz uma formação em TIC e comecei a usar o computador e a Internet.
À medida que nos eram pedidos os trabalhos, lá os ia entregando, é certo que às vezes demoravam um pouco. Mas com a ajuda das colegas de grupo, da profissional RVCC e das restantes formadoras, consegui ultrapassar o mínimo de créditos necessários para ir a júri.
Finalmente, fui certificada.
Agora, com o processo concluído, fiquei com o portefólio, com as amizades que fiz no grupo e ficou a promessa de não parar por aqui em questão de formação.
Passou-se pouco mais de um mês depois do dia de júri e já estou a frequentar um curso de espanhol (que estou a adorar). O turismo e a hotelaria são áreas que me interessam bastante.
Agora que me libertei para a aprendizagem e para o conhecimento como uma borboleta se liberta do seu casulo, não sei quais são os meus limites, mas uma coisa é certa, e como dizia a minha avó “o conhecimento não ocupa lugar”. A cada formação que faço sinto-me uma pessoa mais realizada, é por isso que aconselho todos aqueles que acham que não têm tempo a quebrarem essa rotina, porque o resultado é fascinante.


Paula Martins


Um beijinho especial à Paula, que é a prova de que quando acreditamos e nos esforçamos, tudo se torna possível! O nosso desejo é que este seja apenas o início de um vôo longo, repleto de novas descobertas e aprendizagens. E de vez em quando continue a "pairar" por aqui, para nos tocar com as suas asas e inspirar novas borboletas a sair do casulo...


Profissional de RVC e Formadoras

Sem comentários: