25.9.09

Orgulho e Reconhecimento

No passado dia 19 de Setembro, assistimos com orgulho à publicação do livro "1 Milhão de Novas Oportunidades", que reúne cerca de 70 histórias de vida de formandos envolvidos na Iniciativa Novas Oportunidades – Eixo Adultos e que foi apresentado no Museu do Oriente, em Lisboa. De 400 entrevistas a adultos por todo o país, foram seleccionados 70 testemunhos para constar na versão final, sendo que um deles é de Lúcia Ramalho, que concluiu o processo de RVCC de Nível Secundário no nosso Centro, em Novembro do ano passado.
Emoção e orgulho são as palavras que melhor ilustram o sentimento de Lúcia, ao assistir à apresentação do livro e ao ver, em duas páginas, retratada um pouco da sua história e do seu percurso de aprendizagem.
De acordo com Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, este é um livro que pretende retratar "a diversidade dos percursos de vida e de qualificação que existe na base deste movimento social", referindo-se à extraordinária mobilização e ao envolvimento dos adultos com a Iniciativa Novas Oportunidades.
Um dos momentos mais emotivos da tarde foi a intervenção de Inácio Canto e Castro, autor do livro, visivelmente emocionado e feliz com o resultado. Canto e Castro referiu que "mais do que contar histórias, este livro enobrece o valor das vidas" e comparou mesmo as vidas destas pessoas a obras de arte, salientando o esforço e a dedicação em superar as dificuldades ao longo do tempo.
Três dos adultos cujas histórias constam do livro apresentaram o seu testemunho de vida e de qualificação, retratando diferentes percursos, mas sempre com um traço comum: o esforço e o trabalho que tiveram que dedicar à sua formação.





Mafalda Branco
Profissional RVC

1 comentário:

CNOAnsião disse...

Parabéns à Lúcia.

As maiores felicidades profissionais e pessoais!

Cidália