17.3.10

E você, vai ficar em casa?...

O movimento Limpar Portugal tem, em Ansião, e até ao momento, cerca de 200 voluntários inscritos. Em termos de meios logísticos, está já garantida a utilização de 5 camiões, 10 carrinhas tipo pick up, 4 máquinas retroescavadoras, 6 tractores e 6 carrinhas para transporte de voluntários.
No terreno, a actividade inicia-se com um encontro, às 8h00, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Ansião, onde será feita uma breve apresentação de algumas regras básicas de segurança e questões logísticas. Serão também distribuídos sacos e feita a identificação de todas as viaturas envolvidas. Os voluntários que não possam estar presentes neste briefing deverão deslocar-se à sua sede de freguesia, onde estará um responsável que encaminhará os voluntários, por grupos, para a limpeza de lixeiras já pré-defenidas.
Ao longo da manhã os veículos de transporte irão fazer roteiros já estabelecidos com vista à recolha dos resíduos, bem como o seu reencaminhamento para o ecocentro do Camporês, onde estarão voluntários que farão uma segunda triagem com vista ao encaminhamento mais correcto para a reciclagem. Relativamente aos pneus, serão recolhidos pela Tagpneus, em Ansião, para posterior reciclagem.
No centro de operações estará um pequeno grupo, que irá garantir a comunicação entre todos os meios, gerindo da melhor forma os meios disponíveis. As operações de limpeza serão terminadas cerca das 16h00, de forma a garantir que às 18h00 a operação esteja concluída. Uma vez que o ecocentro do Camporês se situa próximo de um entroncamento perigoso do IC8, essa área será devidamente acautelada com a presença de uma brigada da Guarda Nacional Republicana. O maior movimento voluntário de limpeza está portanto, em Ansião, perfeitamente montado e pronto a contribuir para Limpar Portugal.

Sem comentários: