26.3.10

Nunca é tarde...

Foi um momento de emoções fortes, que todos pudemos testemunhar numa sessão de júri marcante e inesquecível. Manuel Domingues, agricultor, de 67 anos, conseguiu superar um objectivo que lhe parecia inantingível: a certificação ao nível do 4.º ano de escolaridade. Depois de uma vida marcada pelo trabalho duro da terra e por algumas experiências dolorosas, este adulto viu-se "obrigado" a voltar à escola por necessitar de tirar a carta de máquinas agrícolas. Quase 60 anos depois de concluir a 3.ª classe, foi uma escola muito diferente aquela que encontrou, sobretudo pela necessidade de aprender a mexer num computador, um "bicho" estranho, mas que rapidamente se tornou um amigo, extremamente útil para o contacto com os netos, que vivem no estrangeiro e que apenas o podem visitar uma vez por ano. "Um contador de histórias", foi como o Sr. Manuel foi apelidado por um dos formadores, pois mostrou, durante a sessão de Júri, porque é um exemplo de coragem e de vontade de aprender, apesar de todas as dificuldades.
Nesta caminhada de descoberta de um novo sistema de ensino/apendizagem, o Sr. Manuel teve como companheiras Susana Diniz e Arminda Ferreira, duas mulheres para quem a vida nem sempre foi fácil, mas que mostraram igualmente que, com vontade e sacrifício, tudo se pode conseguir.
Aos três, a equipa deseja as maiores felicidades e que continuem, pela vida fora, a apostar em si próprios e no que podem atingir. Às vezes, o mais difícil é mesmo dar o primeiro passo...

Mafalda Branco
Profissional RVC

Sem comentários: