21.4.10

Há palavras que nos marcam...

Embora as palavras que se seguem reportem a uma cerimónia que ocorreu no nosso Centro no ano de 2008 resolvemos aqui colocá-las pela sua intemporalidade… são de sabedoria, motivação e força de viver…

Ao Sr. Manuel Carrasqueira, que alcançou no nosso Centro o Ensino Secundário, agradecemos-lhe o respeito com que nos tratou, o conhecimento que nos transmitiu e muito em especial o carinho com que nos tem brindado (não esquecemos os postais que nos chegaram :))!

Aqui fica um excerto do discurso que o Sr. Manuel Carrasqueira fez aquando da entrega do seu diploma do 9º ano:

“A razão porque voltei à escola era a minha vontade de aprender mais, vontade que sempre tive e que com a idade a subir continuo a manter.

Assim que tive conhecimento desta oportunidade, agarrei-a com as duas mãos, pois ela já me tinha sido negada pelo regime do Estado Novo, quando com 11 anos de idade, em 1957, fiz exame do 2º grau na antiga escola de Ansião. Nessa altura, só os filhos de pessoas com maiores recursos podiam continuar os estudos, devido à falta de apoios e à vontade do poder político de então. Recomecei a actividade escolar com tal coragem, que depois de obter a minha certificação de competências para o 9º ano, o que não foi nada fácil, fiz a escolha difícil de tentar ir até ao 12º, processo que já está em curso, e onde estou mais ou menos integrado, tentando resolver as dificuldades que se me deparam no decorrer dos trabalhos. Faço isto pelo que disse, mas também porque julgo nunca ser tarde para aprender, e aposentado aos 60 anos é muito cedo para me pegar ao canapé ou à cadeira, à espera que os dias passem.

Aconselho todas as pessoas que queiram ver validadas as competências adquiridas ao longo da sua vida a pedir informações no Agrupamento de Escolas de Ansião, vão ver que vale a pena, que não se arrependerão. A experiência adquirida ao longo da vida dos nossos seniores é um tesouro que merece ser posto em relevo."

Cláudia Branco
Profissional RVC

1 comentário:

CNO Dr. Joaquim de Carvalho disse...

Olá,

São mesmo para recordar estas palavras do senhor Manuel!

Convite para passarem por aqui

http://cnojoaquimcarvalho.blogspot.com/

um cantinho ainda recente... mas que para já, estamos motivados para ir actualizando!

beijinhos
Votos de bom trabalho
Cidália