21.1.11

Sê voluntário! Faz a diferença!


O Conselho da União Europeia decidiu instituir 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado (AEV-2011). Os principais objectivos são:


* reduzir os obstáculos ao voluntariado na UE;
* dar meios às organizações de voluntários e melhorar a qualidade do voluntariado;
* recompensar e reconhecer o trabalho voluntário;
* sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado.

Esta decisão surge, principalmente, com a urgência de promover uma cidadania mais activa, uma vez que o trabalho voluntário ainda é insuficiente face às necessidades com que todos os dias nos deparamos. Em momentos de crise, como aquele que toda a Europa e, de uma forma especial, o nosso país atravessa, o voluntariado surge como forma de ajudar a dar resposta a muitas das carências da população, não só através da colaboração com as mais diversas instituições, mas também de forma particular, muitas vezes ao vizinho que sabemos estar em dificuldades.

Se ainda não se dispôs a fazer voluntariado, o objectivo é que este seja o ano em que a decisão saia apenas do pensamento e passe à acção. Dê um pouco do seu tempo a ajudar quem mais precisa. Vai ver que não custa assim tanto e a recompensa valerá, certamente, o esforço que fez. Seja voluntário, nem que seja por um dia! Faça a diferença, na vida de outros, mas na sua também!



Para mais informações:

Site Oficial do Ano Europeu do Voluntariado

Bolsa do Voluntariado

Sem comentários: