Ontem, dia 12 de Novembro, realizou-se no nosso Centro a 2.ª Sessão de Júri de Nível Secundário, na qual os adultos Célia Francisco, Lúcia Ramalho, Luís Dias e Filomena Dias viram formalmente certificadas as competências adquiridas em diversos contextos de vida.
A sessão teve início com as palavras do Coordenador, Pedro Catarino, seguindo-se uma pequena surpresa que a equipa preparou para os adultos, em que um das mensagens foi: "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação" (Cícero), o que pretendia reforçar a exigência do processo, mas também a recompensa final pelo trabalho desenvolvido. Foi uma simples, mas sentida homenagem, que emocionou os presentes, sobretudo as "estrelas" do dia.
Para além de apresentarem excelentes portefólios, os adultos demonstraram a sua capacidade argumentativa em apresentações muito cativantes, realçando uma vez mais o empenho, dedicação e motivação que demonstraram ao longo do processo que frequentaram. Uma das particularidades deste dia foi o facto de um dos júris ter decorrido em contexto real de trabalho, na empresa alemã Bockemuehl, o que permitiu um contacto mais próximo com a realidade profissional da adulta.
Para estes adultos, o processo RVCC teve um poder transformativo, levando-os a relembrar e a adquirir novas competências, ao mesmo tempo que os motivou a (re)elaborarem projectos a nível formativo e profissional. De acordo com os candidatos, a equipa também está de parabéns pelo seu humanismo e dedicação que demonstraram nesta caminhada.
Para além disso, gostaríamos de salientar a presença da Directora Técnica e da Animadora da Santa Casa da Misericórdia de Ansião, bem como de cerca de 20 colegas dos Centros Novas Oportunidades de Águeda, Alcobaça, Figueiró dos Vinhos e Mealhada. Foi um privilégio para o nosso Centro contar com a presença de todos estes colegas, que reforçaram o trabalho que temos vindo a desenvolver. Para além disso, é a prova de que o nosso Centro é uma "porta", não só para a qualificação, mas também para a partilha de experiências com outros Centros. Estamos todos e sempre a aprender, e uns com os outros o caminho pode tornar-se muito mais interessante! Agradecemos desde já a presença dos colegas, que muito nos honrou!
O Dr. João Lima, Avaliador Externo deste Centro, dedica o seguinte vídeo aos quatro adultos certificados, "pelo excelente trabalho que fizeram":
Foi um dia marcante para a nossa equipa, sobretudo pela qualidade do trabalho desenvolvido pelos adultos, o que nos enche de orgulho, mas também de sentido de responsabilidade, uma vez que queremos sempre fazer melhor.
Um marco desta sessão foi, sem dúvida, as emoções e as relações empáticas que se estabeleceram entre todas as pessoas presentes, que foram envolvidas pela energia e pelo entusiasmo dos nossos quatro "heróis".
Caros adultos, queremos dizer-vos que, depois de uma caminhada por vezes dura, mas tão gratificante, no final de mais esta etapa do vosso processo de aprendizagem ao longo da vida, o nosso maior desejo é que continuem a voar, cada vez mais alto e sem medo… e a sonhar e a lutar pelos vossos sonhos… Esperamos que levem deste processo "uma alma nova"! Parabéns!!
Gostamos de pensar no RVCC como um puzzle que cada adulto vai (re)construindo com base nas suas experiências de vida... É isto que nos dá alento e faz acreditar... que muitos "puzzles" se (re)construirão por esse país fora e farão a diferença no futuro... Este é o nosso cantinho, sempre em construção, que temos o prazer de partilhar com todos vós! Sejam bem-vindos!
13.11.08
Partilha entre CNO's
Esta semana recebemos a visita de duas colegas do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, a Técnica de Diagnóstico e a Profissional RVCC. Este encontro surgiu da vontade de partilhar algumas dúvidas, experiências, metodologias e também no sentido de articular a gestão dos encaminhamentos, uma vez que os dois Centros têm respostas que podem complementar, para que consigam orientar/encaminhar os adultos com maior qualidade e eficácia.
Foi uma reunião de trabalho muito interessante, que veio provar mais uma vez que só trabalhando em rede e de uma forma articulada com as diversas entidades locais e regionais se pode efectivamente contribuir para a qualificação da população que nos procura.
Foi uma reunião de trabalho muito interessante, que veio provar mais uma vez que só trabalhando em rede e de uma forma articulada com as diversas entidades locais e regionais se pode efectivamente contribuir para a qualificação da população que nos procura.
12.11.08
Atingimos as 1000 visitas!!
Nasceu em Julho, mas já atingiu um milhar de visitas, facto que nos enche de orgulho!
A todos que o permitiram, o nosso sincero agradecimento! Só podemos prometer manter o mesmo espírito que nos trouxe à blogosfera: a partilha de materiais, práticas, dinâmicas e metodologias, mas também dos momentos felizes que nos alegram os dias!
A todos que o permitiram, o nosso sincero agradecimento! Só podemos prometer manter o mesmo espírito que nos trouxe à blogosfera: a partilha de materiais, práticas, dinâmicas e metodologias, mas também dos momentos felizes que nos alegram os dias!
4.11.08
Recordar José Malhoa
José Vital Branco Malhoa nasceu nas Caldas da Rainha, em 28 de Abril de 1855, e faleceu em Figueiró dos Vinhos, em 26 de Outubro de 1933. Foi pintor, desenhista e professor português, e ficou conhecido como José Malhoa.
Com apenas 12 anos entrou para a escola de Belas Artes. Em todos os anos ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas.
Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão.
Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista.
Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.
In Wikipédia
Em 1933, José Malhoa pintou um retábulo dedicado a Nossa Senhora da Consolação, que se encontra no altar-mor da Igreja Matriz de Chão de Couce, no nosso concelho de Ansião.
Como forma de assinalar o 75º aniversário da morte de José Malhoa, a Câmara Municipal de Ansião promove, até 26 de Novembro, a exposição José Malhoa – "Com a Arte na Alma". Esta exposição, patente no Centro Cultural de Ansião mas também no centro de Interpretação Ambiental do Rio Nabão, compõe-se de obras, mas também de objectos pessoais e algumas relíquias outrora pertence do pintor.
Um bom motivo para uma visita cultural, quer à exposição, quer à Igreja, para apreciar a belíssima obra.
"Dar a volta ao futuro"
"Dar a volta ao futuro" é o nome de um concurso lançado pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH). Pretende-se com esta iniciativa que todas as pessoas que concluíram o 12.º ano através de um percurso formativo apoiado pelo Fundo Social Europeu contem como a sua vida mudou com esse processo de aprendizagem. Incluem-se aqui todos os que concluíram Cursos do Sistema de Aprendizagem, Cursos Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Jovens, Centros Novas Oportunidades ou Cursos de Educação e Formação de Adultos.
Se quiser participar, deve enviar, até ao próximo dia 30 de Novembro, um texto (no máximo com cinco mil caracteres) onde dê a conhecer a sua história de vida após a conclusão do Ensino Secundário.
Poderá ganhar vouchers de estudo no valor de 3.500 euros e de 2.000 euros, bem como a divulgação dos seus trabalhos na Feira da Juventude, Qualificação e Emprego - FUTURÁLIA.
Pode consultar mais informaçãoes aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)