3.12.08

Formação para Técnicos de Diagnóstico e Encaminhamento


Realizou-se nos dias 25 e 26 de Novembro, no Hotel Montebelo em Viseu, uma acção de formação destinada a técnicos de diagnóstico e encaminhamento que trabalham em Centros de Novas Oportunidades, estando presente nesta formação a técnica de diagnóstico e encaminhamento do nosso centro.
A acção de formação promovida pela Agência Nacional da Qualificação (ANQ) teve ainda a colaboração do Instituto de Orientação Profissional (IOP) e da empresa de consultoria e formação Paula Tomás, consultores.
Neste dois dias de formação, foi dada a conhecer aos técnicos a metodologia que devem seguir no seu trabalho. A metodologia envolve três fases: o acolhimento, o diagnóstico e o encaminhamento, sendo que cada fase se subdivide em diversos passos.
Esta metodologia não deve ser encarada como uma prescrição, uma vez que o seu principal objectivo é auxiliar o candidato a estruturar informação sobre si próprio, é permitir que cada candidato faça uma leitura de si próprio e para si próprio. O encaminhamento não é, assim, a prescrição de um caminho, mas sobretudo auxiliar o adulto a posicionar-se em relação a si e ao seu futuro. Foi destacado o direito incondicional do adulto à auto-determinação e à tomada de decisão sobre o melhor percurso de qualificação.
Esta acção de formação incidiu ainda sobre as ofertas de qualificação disponíveis, quer para jovens quer para adultos. Efectivamente, os Centros de Novas Oportunidades pretendem agora ser a porta aberta para todos aqueles que pretendem aumentar as suas qualificações e as vias são diversas.
Houve ainda tempo para explorar em particular um dos momentos mais importantes da fase de diagnóstico: a entrevista. Para além das questões teóricas referentes à mesma houve a oportunidade de realizar algumas simulações.
Para além de ser um momento de trabalho, esta acção de formação permitiu ainda juntar técnicos de diagnóstico e encaminhamento de Centro Novas Oportunidades das regiões norte e centro do nosso país, que em conjunto puderam debater algumas questões e trocar pontos de vista e estratégias de trabalho.

Sem comentários: