4.12.08

O Pequeno Abeto


“ Era uma vez um pequeno abeto que se encontrava entre outros abetos maiores num bosque espesso. O pequeno abeto queixava-se de que era o mais pequeno e que isso lhe trazia desvantagens. A fada dos bosques perguntou-lhe o que gostaria ele de ter para ser feliz e o pequeno abeto respondeu-lhe que gostaria de ser mais alto e ter umas folhas largas para que os passarinhos pousassem nelas e para que as pessoas que viessem ao bosque o vissem. A fada concedeu-lhe o desejo, mas imediatamente sucederam coisas com que o pequeno abeto nunca sonhara: vieram as cabras do bosque e comeram-lhe quase todas as folhas.

O pequeno abeto voltou a queixar-se e a fada quis ajudá-lo de novo. Então o pequeno abeto disse que gostaria de ter umas folhas brilhantes como o ouro para fazer reflexos como o Sol para que o vissem de longe. A fada concedeu-lhe o novo desejo, mas chegaram uns ladrões que lhe roubaram as valiosas folhas.

O pequeno abeto voltou a ficar triste e disse à fada que gostaria de ter umas folhas suaves como plumas para poder acariciar todos os que se encostavam a ele. A fada fez-lhe de novo a vontade, mas chegou o vento que, com a sua força, lhe arrancou as folhas, fazendo com que o pequeno abeto começasse a chorar.

A fada explicou-lhe, então, que neste mundo é muito importante cada um ser como é, não sendo necessário ser o melhor ou mais bonito para se ser feliz. Tudo tem as suas vantagens e os seus inconvenientes e um pequeno abeto é tão importante e valioso como um abeto grande.

O pequeno abeto sorriu e agradeceu à fada o conselho e a partir daí passou a ser feliz.”

autor desconhecido

1 comentário:

Mafalda Branco disse...

Querida Cidália,
gostei muito da ideia dos "Contos"! Precisamos de inspiração, de reflectir, de ver mais além, e as histórias ajudam-nos nessa busca, sem dúvida! Vamos continuar?!....
Parabéns pelo excelente trabalho que tens feito!
Um beijinho da colega e amiga,
Mafalda Branco