12.3.09

Os laços permanecem...

Uma vez lançado o desafio, a Filomena Dias, que concluiu o seu processo de RVCC no nosso Centro em Novembro, decidiu pôr mãos à obra e enviar-nos uma notícia e a sua reflexão sobre um evento que decorreu em Ansião no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Aqui fica a prova do seu dinamismo e da sua ligação ao Centro, que perdura apesar da conclusão do processo. Esperamos a participação de outras pessoas, num espaço que se pretende de partilha de experiências e de ideias! Lançamos, uma vez mais, o desafio! :)

Realizou-se em Ansião, no Centro de Interpretação Ambiental do Rio Nabão, nos “Olhos de Água”, uma sessão dedicada ao “Dia Internacional da Mulher” na qual estive presente.
Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, de várias faixas etárias, na sua grande maioria mulheres. Como oradora esteve presente a Prof. Dra. Virginia Ferreira, Socióloga e Professora na Universidade de Coimbra, que abordou vários temas ligados à mulher, tais como, a intervenção da mulher na vida social e política, igualdade de oportunidades no local de trabalho, a mulher na Europa e em Portugal, e ainda o tema da violência doméstica.
Gostei bastante da intervenção da Oradora, porque interagiu com as pessoas presentes, para que estas colocassem questões e dessem a sua opinião.
Foi um encontro muito interessante, onde de forma simbólica, foi oferecida uma rosa vermelha a cada mulher e no final houve um lanche partilhado.

A minha opinião sobre o tema “Dia Internacional da Mulher” e a conclusão que tiro:

Penso que neste dia se pretende chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher na sociedade, não deve ser celebrado por a mulher ser um ser especial, mas sim por a mulher ser um ser humano igual em dignidade aos homens.
A mulher não precisa de um dia especial para que a sua condição seja comemorada, ela por si é um suporte da sociedade com a sua energia, espírito de luta e competência.
É preciso contestar e rever os preconceitos da nossa sociedade.
Embora em Portugal, nas últimas décadas, muito tenha mudado, ainda se cultiva muito a mentalidade machista, muitas vezes são as mulheres as culpadas.
A igualdade entre mulheres e homens não se realiza pela simples criação de leis, mas sim por uma mudança na mentalidade tendo que se alcançar a eliminação de preconceitos e de práticas habituais ou quaisquer outras que se baseiem na ideia da inferioridade ou superioridade de qualquer dos sexos ou em papéis estereotipados para os homens e para as mulheres.
Neste dia devemos prestar a homenagem às mulheres que tiveram a coragem de lutar pelos seus direitos, aquelas mulheres que no decorrer da história da humanidade levantaram as suas caras em desafio à opressão de sociedades e culturas que as discriminaram.
Não podendo esquecer de, também, prestar homenagem às mulheres que por esse mundo fora sofrem verdadeiros atentados à sua dignidade humana, em países onde lhes são negados os direitos mais básicos.

Homenagem às mulheres

"Tem sempre presente que a pele se enruga,
o cabelo embranquece,
os dias convertem-se em anos....
Mas o que é mais importante não muda:
A tua força e convicção não tem idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiveres viva, sente-te viva.
Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amarelecidas...
Continua, quando todos esperam que desistas.
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
Faz com que em vez de pena, te tenham respeito.
Quando não conseguires correr através dos anos, trota
Quando não consigas trotar, caminha.
Quando não consigas caminhar, usa a bengala."
Mas nunca te detenhas!!!
(Madre Teresa de Calcutá)

Filomena Dias
10.03.2009

No mesmo dia, algumas mulheres do nosso Centro reuniram-se para um encontro informal, onde ficou mais uma vez demonstrado que o espírito de equipa não se fomenta apenas com o trabalho, mas também com o convívio e com os laços de amizade que se estabelecem entre as pessoas.
Fica a prova de que a paixão pelo trabalho com os adultos não nos abandona, nem num Domingo com um sol radioso!


Sem comentários: