12.1.10

"Em busca do tempo perdido"

No dia 24 de Novembro Acílio Moreira terminou mais uma etapa do seu percurso educativo. Com confiança e firmeza demonstrou, mais uma vez, as competências que adquiriu ao longo da sua vida.
A adulta Helena Louro compareceu a júri no dia 25 de Novembro de 2009 e presenteou-nos com uma exposição/apresentação do Mestre Malhoa, revelando a importância do mesmo na sua história de vida e no concelho de Figueiró dos Vinhos. A sala colorida, repleta de inúmeros quadros e posters, e a apresentação clara da adulta levaram-nos a “viajar” e a conhecer melhor este ilustre artista.
Ildalina Santos esteve presente a Júri no dia 25 de Novembro de 2009 e, através da sua apresentação intitulada “As Minhas Pegadas pela Vida”, levou-nos a viajar até Angola e a conhecer melhor este país e a sua cultura. A sua presença em Júri foi ainda enriquecida pela apresentação que fez do seu percurso profissional e social, com especial destaque para a sua participação como Dirigente/Educadora no Corpo Nacional de Escutas e o seu trabalho como voluntária no Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa.
Através da sua apresentação, Albertina Oliveira transpareceu o seu gosto e dedicação à profissão de Cozinheira. Com a sua exposição focou as diferentes actividades de uma cozinheira, os principais equipamentos técnicos utilizados e ainda as regras de higiene e segurança, segundo as normas da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica). Para finalizar, exibiu ainda o plano de uma formação que havia ministrado na área alimentar, exibindo as suas qualidades como formadora.
De forma tranquila, o adulto Carlos Silva apresentou-nos a Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos referindo-se aos seus estatutos, às diferentes modalidades desportivas existentes, aos cuidados médicos para com os atletas, incidindo com mais pormenor na alimentação dos jogadores da equipa de futebol sénior. Para finalizar, exibiu os projectos futuros traçados por esta Associação.
A adulta Fernanda Joaquim apresentou-se a júri no dia 21 de Dezembro e destacou as competências presentes no seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens que, em articulação estreita com o Referencial de Competências Chave, possibilitam uma certificação de nível secundário. Ficou patente o profissionalismo e dedicação com que exerce as suas funções na Escola Básica de Figueiró dos Vinhos. Por sua vez, a adulta Rosa Duarte candidatou-se ao nível secundário e foi presente a júri de certificação. Fica o registo do empenho e da dedicação com que se entregou ao processo. A sua apresentação focou 3 dimensões temporais que caracterizam o processo RVCC: O Passado (demonstração de competências), o Presente (aquisição de novas aprendizagens) e o Futuro (vontade de adquirir novas competências e elaborar projectos).

No dia 22 de Dezembro estiveram presentes a júri os adultos Filomena Sousa, Albertina Mendes, Palmira Pereira, Regina Pereira e Luís Dias, candidatos a uma certificação de nível B3. Os referidos adultos viram reconhecidas as competências que adquiriram ao longo do seu percurso de vida e que com esforço e dedicação demonstraram no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Ana Paula Nogueira iniciou o processo com o objectivo de certificar as suas competências ao nível do 9º ano. No dia 22 de Dezembro conseguiu finalmente este objectivo, reforçando as aprendizagens que fez em diversos contextos de vida, mostrando a sua auto-determinação e capacidade de luta.
No mesmo dia, Arminda Ferreira concretizou também o sonho de completar o seu percurso escolar. Com o título “Em Busca do Tempo Perdido”, o portefólio desta adulta era revelador de uma vida recheada de experiências únicas, que lhe permitiram adquirir inúmeros saberes e competências. A assistir esteve a filha, também estudante na nossa Escola, que no final estava orgulhosa do sucesso da mãe.
A todos os adultos certificados a equipa pedagógica que os acompanhou deseja-lhes, mais uma vez, os parabéns e que esta etapa alcançada possa ser um “trampolim” para novas qualificações!

Cláudia Branco
Mafalda Branco
Susana Silva
Profissionais de RVC


Sem comentários: