18.2.10

Ler em família


Mais um testemunho da nossa I Tertúlia...

"A tertúlia foi mais um avanço para os meus conhecimentos. Esta ideia surgiu da Dr.ª Mafalda Branco, que está no Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião. Fui convidada para ir à Tertúlia e, sem saber bem do que se tratava, fui com o meu marido e o meu filho.
O conto tinha como título “O Largo”, gostei muito do conto porque tratava-se de um largo onde antigamente tudo se passava, todos se respeitavam e era um sítio especial, quem quisesse saber de alguma coisa era só lá ir que ficavam todos a saber, às vezes a notícia era pequenina, mas quando passava de boca em boca tinha tendência a aumentar. As mulheres, nesse tempo, só tratavam da lida de casa e trabalhavam no quintal, depois esperavam os maridos em casa. Só saíam com os maridos para irem à missa. Pelo que eu me lembro, O Largo deixou de ser alegre como era antigamente, com a chegada do comboio à vila tudo mudou. Começou a aparecer mais comércio, as oficinas deixaram de existir. Não havia explicação para o que estava a acontecer, mas o que é certo é que tudo deixou de ser como era.
Eu gostei tanto deste conto, que hoje ando a ler o livro deste conto, “O Fogo e as Cinzas”, porque é muito interessante e fácil de ler e entender.
Espero brevemente ter a possibilidade de ter outro encontro como este. Eu e o meu marido gostámos muito, até o meu filho sabe fazer um pequeno resumo do conto."

Ana Ferrete, adulta em Processo RVCC de Nível Secundário

Sem comentários: