3.2.10

Relato de uma "Viagem ao Mundo dos Livros"

A ideia não era nova, fazer um encontro informal em torno dos livros há muito que fazia parte do nosso imaginário, no entanto, com a adesão do nosso Centro ao Projecto Novas Oportunidades a Ler+, fazia todo o sentido que déssemos início não apenas a uma, mas a um ciclo de tertúlias, cujo objectivo será a promoção da leitura junto do público adulto que frequenta ou frequentou o nosso Centro.
O espaço foi decorado com o apoio da equipa da Biblioteca Escolar, a quem temos que agradecer toda a colaboração, bem como à Biblioteca Municipal de Ansião, que cedeu algumas obras para serem exploradas e requisitadas pelos participantes.
O autor escolhido para a primeira Tertúlia foi Manuel da Fonseca, desconhecido para quase todos os que aceitaram este desafio. A sessão começou com um pequeno vídeo elaborado pela Biblioteca Escolar, no qual foram apresentadas as obras de maior importância, bem como uma pequena biografia do autor, que serviu para aguçar a curiosidade. Em torno de um primeiro conto seleccionado de entre a vasta obra do escritor, e lido por um adulto que já concluiu o seu processo, pudemos viajar até um Portugal rural, esquecido, por entre tradições e histórias de vida divertidas e outras nem tanto. A partilha dessas memórias envolveu todos os presentes e, de sorriso em sorriso, de recordação em recordação, chegámos num instante ao final de um serão diferente e muito agradável. O tempo passou tão depressa! Entre bolinhos e chá e café bem quentes, a opinião era unânime: "gostei muito"; "foi maravilhoso estar aqui"; "ainda bem que vim"; "na próxima sexta-feira há mais?"... Foram requisitados livros e ficou no ar a promessa de voltar e de querer mais.
Esperamos que, para a próxima, os que vieram tragam amigos ou familiares e que mais pessoas sejam contagiadas por este espírito de partilha e embarquem connosco nesta viagem! Contamos com todos!


2 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de participar na próxima Tertúlia. Para quando se prevê a sua realização?

CNOAnsião disse...

A próxima Tertúlia está prevista para Abril, mas ainda não tem dia definido. Assim que estiver organizada será divulgada aqui a data e todas as informações necessárias.
Agradecemos o seu interesse, mas pedimos que assine o comentário numa próxima intervenção.