8.2.10

Testemunho de um dos participantes na I Tertúlia

No passado dia 29 de Janeiro tive o privilégio de participar na I Tertúlia deste Centro Novas Oportunidades, a que a organização deu o nome de “Viagem ao Mundo dos Livros”.
Para esta primeira edição foi escolhido um conto de Manuel da Fonseca, “O Largo”, inserto no seu livro “O Fogo e as Cinzas”.
Manuel da Fonseca foi um autor neo-realista que “relatou” da forma mais coincidente com a realidade quotidiana das aldeias – alentejanas, no seu caso – que era possível. Não nos podemos esquecer que estes contos foram publicados em 1951, no pós II Guerra Mundial, portanto, e em que o país vivia sob a ditadura de Salazar que era algo avesso à mudança. Daí talvez a “caricatura” da evolução no Largo de que fala Manuel da Fonseca.
Voltando à I Tertúlia, registo antes de tudo a grande adesão por parte dos adultos que fizeram o seu processo RVCC entre nós. Está, por isso, de parabéns a Profissional de RVC Mafalda Branco pela iniciativa. É claro que o sucesso que na minha modestíssima opinião esta realização teve, se deve à colaboração da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ansião na pessoa da sua responsável, Odília Oliveira, e assistente operacional, Isabel Mendes, e do apoio que a Coordenadora do Centro, Cristina Machado, emprestou à ideia.
Tanto quanto julgo saber, esta foi a primeira de uma série de tertúlias que serão levadas a cabo pelo Centro. Pela minha parte, sempre que as realizarem e eu esteja disponível, não deixarei de dizer presente.
Tenho a certeza que estes adultos que estiveram connosco voltarão e trarão outros amigos. Afinal, vale a pena sair de casa à noite, do conforto do sofá (e da alienação da Televisão!) para vir falar sobre livros.
Diz o povo na sua douta sabedoria: “Se queres saber ou tens de andar, ou ler!”. É este, precisamente, o desfio que me atrevo a lançar: viajem sempre que puderem e levem na bagagem pelo menos um livro porque vão retirar um enorme prazer na conjugação destas duas actividades.
Obrigado mais uma vez pela iniciativa e continuem, pois nas próximas lá estaremos a “dissecar” a obra que for escolhida e que entretanto todos nós “devorámos” ávidos da chegada dessa tertúlia.

Guilherme Vieira, Formador

Sem comentários: