25.5.10

Hoje é Dia de África!

O lema deste ano para o Dia de África é “Construir e Consolidar a Paz através do Desporto”. A realização do Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul terá estado na origem deste lema. A efeméride comemora-se por ocasião da criação da Organização da Unidade Africana, OUA, a 25 de Maio de 1963.

Há 47 anos nascia na Etiópia a Organização da Unidade Africana, OUA. Mais tarde, em 1972, as Nações Unidas instituíram o 25 de Maio o Dia da Libertação de África. A OUA foi criada por 32 países que tinha entre outros objectivos a aceleração do processo de descolonização. Contudo em 2002, a OUA é dissolvida e em seu lugar nasce a União Africana, UA. Dos 53 países que compõem o segundo maior continente do mundo, todos excepto Marrocos, fazem parte da UA.

Em vários países africanos, este dia é considerado feriado nacional. Actividades um pouco por todo o mundo marcam as comemorações do Dia de África.
Em Portugal, várias comunidades de estudantes africanos promovem actividades locais. Em Lisboa, o Chapitô acolhe no domingo, dia 30, uma actividade que engloba nomes da música como o Bonga, Guto Pires, André Cabaço, entre outros.

A propósito do Dia de África, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, prometeu que a organização irá continuar presente no continente africano através das suas instituições que desempenham um papel fundamental na promulgação de valores basilares da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Secretário Geral referiu ainda várias questões cuja resolução é prioritária para África. É o caso dos conflitos armados, as tentativas de golpe de Estado, o desemprego no meio dos jovens, a violência civil, em especial contra as mulheres, entre outros. “Somos todos membros de uma família global de nações," lembrou Ki-moon.

A realização do Mundial 2010 na África do Sul é também um marco histórico para o continente africano. O lema das comemorações do Dia de África este ano “Construir e Consolidar a Paz através do Desporto” deve-se exactamente a este evento. Segundo as autoridade sul africanas, o Mundial 2010 vai encorajar o desenvolvimento em todo o continente, acelerar o crescimento económico e ajudar a reduzir a pobreza.

Fonte: Notícias Sapo

Sem comentários: