27.10.10

Era uma vez...




Devagarinho, meio receosos e curiosos ao mesmo tempo, fomos entrando. Espalhados por todo o espaço da Biblioteca, livros de lendas e contos chamavam-nos para um mergulho pela história de povos conhecidos e outros nem tanto. Dava-se as boas-vindas aos já habituais participantes, recebiam-se outros, na expectativa de que gostassem e voltassem. As crianças começaram a saltar pelas cadeiras e a perguntar, ansiosas "Mãe, quando é que se conta a história?"... Havia cabelos brancos também, avós habituadas a contar histórias e a deliciar-se com as memórias que elas traziam. E jovens, e adultos, pessoas de idades muito diferentes... Afinal, todas as idades são boas para contar e para ouvir histórias...

De repente, a Biblioteca encheu-se de gente, de vozes, de sorrisos, de sussurros... Vamos começar. Ajeitam-se as cadeiras, ouve-se um silêncio expectante. Primeiro a importância das lendas e dos contos na construção da memória de um povo. Características, curiosidades e alguns exemplos divertidos e comoventes, na voz da professora Margarida Meneses, encantaram-nos e prepararam o cenário para o segundo acto.

A contadora de histórias Mónica Silva convidou-nos para entrarmos no sótão e... surpresa das surpresas... começaram a sair histórias do grande baú de madeira! Os nossos olhares não escondiam o encanto e os sorrisos eram incontroláveis, transformando-se muitas vezes em sonoras gargalhadas. Todos fomos envolvidos por um espírito de magia e de regresso à infância.

No final, o chá quentinho aconchegou-nos para o regresso a casa. Até breve, prometemos voltar, foi muito bom...

Nota: Gostaríamos de agradecer toda a colaboração da Biblioteca Escolar do Agrupamento (Ansião e Avelar), da Biblioteca Municipal, muito especialmente da Mónica Silva, dos Cursos EFA e de todos os adultos que, mais uma vez, nos fizeram companhia nesta actividade. Bem-haja a todos!

Sem comentários: