30.4.10

Nunca é demasiado tarde...


Eliot George disse que “Nunca é demasiado tarde para ser aquilo que sempre se quis ser”. Foi a fazer jus a esta frase que muitas pessoas por esse país fora apostaram em si e vieram melhorar as suas qualificações…

No dia 17 de Março os adultos Carlos Martins (marcante pela forte personalidade e dinamismo); Susana Barata (uma lutadora com sonhos para o futuro); Manuela Luís (um exemplo de como se vence o medo perante um público) e Custódio Luís (a calma da experiência feita) mostraram que o sonho de concluir a escolaridade básica, que havia ficado adiado, foi possível…bastou a vontade, o esforço e o “querer ser melhor”… afinal temos em nós “todos os sonhos do mundo”… basta avançarmos…


Cláudia Branco
Profissional RVC

28.4.10

Boas notícias!

Mais uma presença confirmada para a nossa II Tertúlia Literária, no dia 6 de Maio. Rogério Medeiros, poeta natural do concelho de Ansião, vai estar presente connosco num serão dedicado à poesia. Mais um motivo para estar presente! Venha celebrar connosco "vidas com poesia"!

Rogério Medeiros, residente no concelho de Ansião, é licenciado em Sociologia pela UBI e Mestre em “Família e Sociedade” pelo ISCTE. Detém experiência enquanto sociólogo e docente do 2º ciclo do Ensino Básico, bem como experiência em termos de comunicação social (Rádio «Vida Nova» e Jornal «Luz»). Publicou o seu livro de estreia, “Poemas sem Nome”, em 2002, sob a chancela da Hugin Editores. Nesse mesmo ano, foi agraciado com uma menção honrosa no concurso literário Políbio Gomes dos Santos pelo conjunto de poemas que constituem o 2º livro destas poesias. Desde o início de 2007 vem mensalmente colaborando com o jornal “Horizonte”, através da publicação de poemas e textos de cariz sociológico.

27.4.10

Já foi ver?...


Está patente até 30 de Abril, no Centro de Interpretação Ambiental do Nabão, uma exposição de pintura de Rui Costa, artista plástico natural de Viseu. Participante, em 2008, na I Bienal de Artes de Ansião, Rui Costa conta já com várias exposições e prémios no seu percurso e esta é uma excelente oportunidade de ficar a conhecer a sua obra. A exposição abre diariamente das 10h00 às 18h00 e tem acesso gratuito. Enquanto aproveita para passear à beira rio, porque não ver uma exposição? Uma sugestão já a pensar no próximo fim-de-semana...

26.4.10

Foi ontem...


...mas porque todos os dias devem ser de liberdade,
lembramos hoje o...

25 DE ABRIL

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

23.4.10

Dia Mundial do Livro


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Livro. Um pouco por todo o mundo, livrarias, escolas, bibliotecas e outras entidades organizam actividades dedicadas à promoção da leitura junto de pessoas de todas as idades, desde as crianças aos idosos. Porque ler é, muitas vezes, uma terapia e uma forma de relaxar, de aprender e de conhecer coisas novas, de viajar por mundos desconhecidos e por lugares a que nunca poderá ir, hoje e todos os dias, está na hora de adoptar um livro como seu amigo!
Junte-se a esta comemoração da melhor forma. Vá até à estante e resgate um livro do pó ou visite uma Biblioteca, onde certamente encontrará algum livro do seu interesse, ansioso por saltar da prateleira e o acompanhar até casa!


Nas estantes os livros ficam
(até se dispersarem ou desfazerem)
enquanto tudo
passa. O pó acumula-se
e depois de limpo
torna a acumular-se
no cimo das lombadas.
Quando a cidade está suja
(obras, carros, poeiras)
o pó é mais negro e por vezes
espesso. Os livros ficam,
valem mais que tudo,
mas apesar do amor
(amor das coisas mudas
que sussurram)
e do cuidado doméstico
fica sempre, em baixo,
do lado oposto à lombada,
uma pequena marca negra
do pó nas páginas.
A marca faz parte dos livros.
Estão marcados. Nós também.

Pedro Mexia

21.4.10

Há palavras que nos marcam...

Embora as palavras que se seguem reportem a uma cerimónia que ocorreu no nosso Centro no ano de 2008 resolvemos aqui colocá-las pela sua intemporalidade… são de sabedoria, motivação e força de viver…

Ao Sr. Manuel Carrasqueira, que alcançou no nosso Centro o Ensino Secundário, agradecemos-lhe o respeito com que nos tratou, o conhecimento que nos transmitiu e muito em especial o carinho com que nos tem brindado (não esquecemos os postais que nos chegaram :))!

Aqui fica um excerto do discurso que o Sr. Manuel Carrasqueira fez aquando da entrega do seu diploma do 9º ano:

“A razão porque voltei à escola era a minha vontade de aprender mais, vontade que sempre tive e que com a idade a subir continuo a manter.

Assim que tive conhecimento desta oportunidade, agarrei-a com as duas mãos, pois ela já me tinha sido negada pelo regime do Estado Novo, quando com 11 anos de idade, em 1957, fiz exame do 2º grau na antiga escola de Ansião. Nessa altura, só os filhos de pessoas com maiores recursos podiam continuar os estudos, devido à falta de apoios e à vontade do poder político de então. Recomecei a actividade escolar com tal coragem, que depois de obter a minha certificação de competências para o 9º ano, o que não foi nada fácil, fiz a escolha difícil de tentar ir até ao 12º, processo que já está em curso, e onde estou mais ou menos integrado, tentando resolver as dificuldades que se me deparam no decorrer dos trabalhos. Faço isto pelo que disse, mas também porque julgo nunca ser tarde para aprender, e aposentado aos 60 anos é muito cedo para me pegar ao canapé ou à cadeira, à espera que os dias passem.

Aconselho todas as pessoas que queiram ver validadas as competências adquiridas ao longo da sua vida a pedir informações no Agrupamento de Escolas de Ansião, vão ver que vale a pena, que não se arrependerão. A experiência adquirida ao longo da vida dos nossos seniores é um tesouro que merece ser posto em relevo."

Cláudia Branco
Profissional RVC

20.4.10

II Tertúlia Literária - ALTERAÇÃO

Por motivos que nos são alheios, a II Tertúlia Literária, "Vidas com Poesia", prevista para esta quinta-feira, dia 22, terá que ser adiada para dia 6 de Maio, quinta-feira, às 20h30. Pedimos desculpa pelo incómodo e esperamos contar convosco nesta nova data!

Até lá, fica um perfume de poesia, para vos inspirar!

O Jardim

Consideremos o jardim, mundo de pequenas coisas,
calhaus, pétalas, folhas, dedos, línguas, sementes.
Sequências de convergências e divergências,
ordem e dispersões, transparência de estruturas,
pausas de areia e de água, fábulas minúsculas.

Geometria que respira errante e ritmada,
varandas verdes, direcções de primavera,
ramos em que se regressa ao espaço azul,
curvas vagarosas, pulsações de uma ordem
composta pelo vento em sinuosas palmas.

Um murmúrio de omissões, um cântico do ócio.
Eu vou contigo, voz silenciosa, voz serena.
Sou uma pequena folha na felicidade do ar.
Durmo desperto, sigo estes meandros volúveis.
É aqui, é aqui que se renova a luz.

António Ramos Rosa

14.4.10

2.ª Corrida Novas Oportunidades

Correr, simbolicamente, por um país mais qualificado, volta a ser um desafio lançado pela Agência Nacional para a Qualificação, através da realização da 2ª Corrida Novas Oportunidades: Aprender Compensa, que se realizará no dia 30 de Maio com ponto de partida e meta localizados nos Jardins de Belém, em Lisboa.

A participação nesta iniciativa é aberta a todos, desde que previamente inscritos para o efeito, através do sítio http://www.corridanovasoportunidades.gov.pt/ que aceitará inscrições já a partir do dia 5 de Abril.

A edição de 2010 volta a ter dois percursos principais. O percurso de 10 Km destina-se a maiores de 18 anos que apresentem uma adequada preparação física. Para os menos preparados ou que pretendam aderir à iniciativa através de uma caminhada está previsto um percurso de 3 Km. Os mais pequeninos (entre 5 e 11 anos) serão surpreendidos com percursos adequados às suas idades, entre 300 e 750 metros.

À descoberta das maravilhas de Ansião...

Para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Ansião organiza no dia 17 de Abril um percurso em torno do tema proposto pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) para 2010: Património Rural e Paisagens Culturais.

O programa prevê a concentração dos inscritos junto à nascente do rio Nabão, de onde seguirão para a serra do Anjo da Guarda e onde decorrerá um percurso pedestre visando a descoberta do imenso património natural daquele local, nomeadamente em termos de plantas aromáticas e orquídeas selvagens. Pelo meio serão referidas as utilidades das plantas e o impacto que tinham e podem voltar a ter na vida das pessoas. Conduzido pelo Prof. Mário Lousã, docente do Instituto Superior Agrário, este percurso culminará com um lanche em plena serra, no qual serão provados alguns produtos em que as ervas aromáticas da serra desempenham um papel importante. Tudo com um moinho de vento como pano de fundo.

A fruição da natureza e a descoberta de uma realidade muito próxima de todos, mas muitas vezes desconhecida são os grandes objectivos desta actividade.

As inscrições e informações podem ser obtidas pelos números 236 672 025 ou 236 670 206.

Fonte: CM Ansião

6.4.10

Poesia gera poesia

Ilídio Valente, antigo formando do nosso Centro, respondeu desta forma ao convite para a II Tertúlia Literária, a realizar no dia 22 de Abril...

"Cantando a Natureza"

Na "Tertúlia Literária",
Lá estarei nesse dia.
Com presença solidária,
Em "Vidas Com Poesia".

O tema é bem escolhido,
E assenta até em beleza.
Pode pois contar comigo,
Num "Hino à Natureza".

Espero, não se melindre,
desta minha ousadia.
respondendo ao seu apelo,
em singela poesia.

Aqui fica o meu abraço,
De amizade e simpatia,
Deixando algum espaço,
Que dedico à "POESIA".

Constantino Rodrigues (pseudónimo)

Aguardamos por mais inspiradas e criativas respostas...