27.1.10

Como construir um portefólio - algumas dicas

A construção do portefólio continua a ser para a grande maioria dos candidatos em processo RVCC uma "dor de cabeça", sobretudo no início. Por isso, aqui ficam algumas sugestões, que podem ser úteis para se organizar nessa viagem.


Fonte: http://www.slideshare.net/JDLIMA/porteflio-rvcc#

21.1.10

Ler+ Compensa!


"Novas Oportunidades a Ler+ é um projecto do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) destinado a apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura junto do público adulto dos Centros Novas Oportunidades e, através destes, junto dos seus círculos de familiares e de amigos."

O nosso Centro aderiu ao Projecto e está a iniciar as actividades planeadas, das quais fazem parte as Tertúlias Literárias. No entanto, muitas outras actividades podem ser feitas, sempre com o objectivo de promover hábitos de leitura nos adultos e, consequentemente, nas suas famílias. Assim, a partir de hoje, passa a existir no nosso blogue uma lista de ligações para outros sítios na internet, onde existem sugestões de leitura, comunidades de leitores e outras actividades ligadas ao universo dos livros. Para além disso, a lista de livros que já existia anteriormente passará a ser reforçada com maior frequência. Esperamos que brevemente possamos contar com a colaboração de todos, na partilha de mais leituras!

20.1.10

Feira dos Pinhões - Cumprir a tradição!

No próximo dia 30 o mercado municipal de Ansião acolhe a tradicional Feira dos Pinhões, que é uma das feiras mais populares da região. Em outros tempos ponto obrigatório de encontro para gente de todas as terras em torno de Ansião, a Feira dos Pinhões recuperou alguma dessa pujança nos últimos anos, acolhendo centenas de visitantes que aqui compram as fiadas de pinhões, fruto tradicional desta região. As fiadas de pinhões ocupam um lugar especial no imaginário regional, por serem consideradas uma oferta generosa e bem intencionada, sobretudo entre jovens casais. Aliás, nas palavras da Vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Ansião, Dra. Célia Cristina Freire, esta é uma “oportunidade para as pessoas poderem comprar as fiadas de pinhões, revivendo assim esta tradição anual”.

15.1.10

1.ª Tertúlia Literária!



O prometido é devido! Vamos realizar a 1.ª Tertúlia Literária no próximo dia 29 de Janeiro, às 20h30, na Biblioteca da nossa Escola. Para iniciar o ciclo de tertúlias dedicadas à leitura, inseridas no Projecto Novas Oportunidades a Ler+, o tema será "Viagem ao Mundo dos Livros". Uma viagem que esperamos que venha a ser saborosa, recheada de momentos de partilha e emoção, e que deixe marcas na vida de todos os que nela embarcarem.
Para abrir um pouco o apetite... só podemos dizer que vai haver surpresas e alguns desafios. Estão preparados? Então, apertem os cintos e venham viajar connosco!
Para reflectirmos até lá... "O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê" (Mário Quintana).

14.1.10

Um testemunho que serve de exemplo...

Terminado o meu processo de RVCC secundário, quero deixar aqui o meu testemunho, começando por dizer que foi o melhor empreendimento em que me lancei nos últimos tempos.
Toda a minha vida fui um autodidacta e por isso mesmo sei reconhecer o papel insubstituível de mestres e professores. Sei bem o que custa estudar sem o seu apoio, muitas vezes ao abordar matérias novas a nossa compreensão esbarra em pequenos obstáculos que são barreiras que nos retardam e limitam na senda dos objectivos pretendidos, com a sua ajuda estes são mais facilmente ultrapassados.
Todos os dias tenho de estudar ou investigar algo de novo, é como se fosse uma droga para o espírito, uma ânsia insana de ultrapassar os mistérios que nos rodeiam e reduzem, por vezes faço-o duma forma aleatória e desordenada; uma nova palavra, um acontecimento em qualquer parte do mundo, uma nova descoberta da ciência e da tecnologia, um novo achado arqueológico, são o rastilho suficiente para investigar e querer saber mais sobre o assunto.
Este processo foi para mim o catalisador que me levou a fazer aquilo que já fazia mas desta vez duma forma metódica e orientada, que me transportou ao âmago de ciências como a Astronomia, a História, a Filologia e tantas outras, com a ajuda das formadoras, que me lançaram o repto, me estimularam e acompanharam de forma a atingir com facilidade os objectivos.
Quando comecei este processo, a Dr.ª Mafalda informou-me que o referencial era composto de 22 Núcleos Geradores, cada um com 4 DR’s (Domínios de Referência), cujo produto dava o número máximo de créditos que se podia alcançar, mas para obter a certificação total, bastaria obter metade. Repliquei que se me dessem tempo e tivessem a paciência de me acompanhar, iria esforçar-me por alcançar os 88 créditos.
E foi assim, de objectivo em objectivo, de degrau em degrau, que tive a imensa alegria, na presença da minha esposa que assistia à sessão de júri, de ouvir a Prof. ª Isabel Moniz declarar que pela primeira vez o Referencial era pequeno para conter as evidências de tudo o que eu conhecia e sabia fazer.
Foram muitos os temas que abordei, investiguei e me deram o que posso chamar de intenso prazer intelectual. Só para citar alguns: a História e Formação da Língua Portuguesa, que me levou a mergulhar profundamente no passado em busca das suas origens e em pesquisar até 7000 a. C., a Astronomia, que me levou a recordar, aprofundar e consolidar conhecimentos já anteriormente adquiridos, como “Os Buracos Negros e a sua singularidade”, sobre Saúde, em que escalpelizei a Doença de Alzheimer, do que elaborei um folheto mensagem, e tantos outros temas que me deliciaram estudar, mas que seria fastidioso aqui enumerar atendendo à exiguidade do espaço posto à disposição.
Para finalizar, quero deixar aqui uma palavra de incentivo aos novos formandos, que não tenham receio de aceitar os desafios, o percurso pode ter escolhos mas esses só servem para estimular e evidenciar as nossas capacidades intrínsecas que de outra forma nunca se revelariam. Para concluir, direi que estão em boas mãos, pois as formadoras condensam em si todos os ingredientes necessários para vos conduzir ao “bom porto” da certificação.

Um formando do RVCC
Ilídio Valente

Dia de festa!

O ambiente era de ansiedade e emoção, e não era para menos. Foi um dia histórico que marcou a vida de todos os que receberam os seus diplomas, na Cerimónia de comemoração dos 32 anos da nossa Escola, no dia 11 de Janeiro. Primeiro foram os alunos do 12.º ano, incluindo a melhor aluna, que recebeu o Prémio de Mérito. Seguiram-se os alunos dos Cursos EFA de Nível Secundário, bem como os adultos incluídos no Decreto-Lei n.º 357, que concluíram também o 12.º ano na nossa Escola. Entre momentos musicais de grande beleza e inspiração, protagonizados por alunos da Escola, chegou o momento mais aguardado do serão: a entrega dos diplomas aos adultos certificados com o 6.º, o 9.º e o 12.º anos pelo Centro Novas Oportunidades. Foi o momento mais emotivo, pois era evidente o orgulho pelo trabalho realizado. Árduo, mas compensador!
No final, houve ainda lugar a um convívio, em que todos puderam, com curiosidade, apreciar o projecto de requalificação da nossa Escola, incluído nas obras da Parque Escolar, que começarão este ano. Existirá também um novo espaço para o Centro Novas Oportunidades, para que todos os que nos procuram possam ser atendidos ainda com mais qualidade.
Desejamos a todos o maior sucesso nos próximos projectos de vida, pois este foi apenas mais um que conseguiram realizar!... Parabéns!



12.1.10

"Em busca do tempo perdido"

No dia 24 de Novembro Acílio Moreira terminou mais uma etapa do seu percurso educativo. Com confiança e firmeza demonstrou, mais uma vez, as competências que adquiriu ao longo da sua vida.
A adulta Helena Louro compareceu a júri no dia 25 de Novembro de 2009 e presenteou-nos com uma exposição/apresentação do Mestre Malhoa, revelando a importância do mesmo na sua história de vida e no concelho de Figueiró dos Vinhos. A sala colorida, repleta de inúmeros quadros e posters, e a apresentação clara da adulta levaram-nos a “viajar” e a conhecer melhor este ilustre artista.
Ildalina Santos esteve presente a Júri no dia 25 de Novembro de 2009 e, através da sua apresentação intitulada “As Minhas Pegadas pela Vida”, levou-nos a viajar até Angola e a conhecer melhor este país e a sua cultura. A sua presença em Júri foi ainda enriquecida pela apresentação que fez do seu percurso profissional e social, com especial destaque para a sua participação como Dirigente/Educadora no Corpo Nacional de Escutas e o seu trabalho como voluntária no Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa.
Através da sua apresentação, Albertina Oliveira transpareceu o seu gosto e dedicação à profissão de Cozinheira. Com a sua exposição focou as diferentes actividades de uma cozinheira, os principais equipamentos técnicos utilizados e ainda as regras de higiene e segurança, segundo as normas da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica). Para finalizar, exibiu ainda o plano de uma formação que havia ministrado na área alimentar, exibindo as suas qualidades como formadora.
De forma tranquila, o adulto Carlos Silva apresentou-nos a Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos referindo-se aos seus estatutos, às diferentes modalidades desportivas existentes, aos cuidados médicos para com os atletas, incidindo com mais pormenor na alimentação dos jogadores da equipa de futebol sénior. Para finalizar, exibiu os projectos futuros traçados por esta Associação.
A adulta Fernanda Joaquim apresentou-se a júri no dia 21 de Dezembro e destacou as competências presentes no seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens que, em articulação estreita com o Referencial de Competências Chave, possibilitam uma certificação de nível secundário. Ficou patente o profissionalismo e dedicação com que exerce as suas funções na Escola Básica de Figueiró dos Vinhos. Por sua vez, a adulta Rosa Duarte candidatou-se ao nível secundário e foi presente a júri de certificação. Fica o registo do empenho e da dedicação com que se entregou ao processo. A sua apresentação focou 3 dimensões temporais que caracterizam o processo RVCC: O Passado (demonstração de competências), o Presente (aquisição de novas aprendizagens) e o Futuro (vontade de adquirir novas competências e elaborar projectos).

No dia 22 de Dezembro estiveram presentes a júri os adultos Filomena Sousa, Albertina Mendes, Palmira Pereira, Regina Pereira e Luís Dias, candidatos a uma certificação de nível B3. Os referidos adultos viram reconhecidas as competências que adquiriram ao longo do seu percurso de vida e que com esforço e dedicação demonstraram no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Ana Paula Nogueira iniciou o processo com o objectivo de certificar as suas competências ao nível do 9º ano. No dia 22 de Dezembro conseguiu finalmente este objectivo, reforçando as aprendizagens que fez em diversos contextos de vida, mostrando a sua auto-determinação e capacidade de luta.
No mesmo dia, Arminda Ferreira concretizou também o sonho de completar o seu percurso escolar. Com o título “Em Busca do Tempo Perdido”, o portefólio desta adulta era revelador de uma vida recheada de experiências únicas, que lhe permitiram adquirir inúmeros saberes e competências. A assistir esteve a filha, também estudante na nossa Escola, que no final estava orgulhosa do sucesso da mãe.
A todos os adultos certificados a equipa pedagógica que os acompanhou deseja-lhes, mais uma vez, os parabéns e que esta etapa alcançada possa ser um “trampolim” para novas qualificações!

Cláudia Branco
Mafalda Branco
Susana Silva
Profissionais de RVC


5.1.10

Esperança renovada


Começa um novo ano, cheio de desafios e de novos projectos, para todos os que estão envolvidos na Educação de Adultos. Recomeça o trabalho e a necessidade de continuar a construir uma equipa mais sólida, mais coesa e mais unida em torno de uma mesma missão, que é elevar a qualificação dos adultos da nossa região, sobretudo numa fase difícil, em que muitos enfrentam as agruras do desemprego. É nestes momentos que a esperança precisa ser renovada. Por isso mesmo, desejamos que este seja um ano de mudança na vida de todos vós, com mais formação, mais empreendedorismo e novas ideias para combater a crise!